Raíz di Polon
C.P. 421/C, Fazenda, Praia, Cabo Verde
e-mail: raizdipolon@hotmail.com


Raiz di Polon foi fundado em 1991 em Cabo Verde. Em 1994 entraram em contacto com a dança contemporânea europeia, através do projecto e espectáculo Dançar Cabo Verde, de Clara Andermatt e Paulo Ribeiro, e ficaram fascinados. Raiz di Polon começou estão a organizar workshops e aulas de dança em Cabo Verde, sendo actualmente o principal parceiro de Danças na Cidade no âmbito do projecto Dançar o que é Nosso.
Em 1998 Raiz di Polon criou a sua primeira peça de dança contemporânea, "Até ao fim", que foi apresentada em Cabo Verde e Portugal. Posteriormente criaram "Pêtu", da autoria de Mano Preto, por encomenda do festival DANÇAS NA DIDADE 99, tendo estreado em Lisboa em Novembro 1999. "CV Matrix 25" foi a seguinte criação, e em 2001 "Konquista", ambas com estreias no Centro Cultural de Belém - Lisboa.
Raiz di Polon apresentou até agora os seus trabalhos em várias cidades portuguesas, em Cabo Verde, na Expo 2000 Hannover, no Luxemburgo, nos Rencontres Chorégraphiques de l'Afrique et de l'Océan Indien em Madagascar, em Roterdão e na Roménia.
voltar


Companhia Nacional de Canto e Dança - Maputo

Av. Albert Luthuli, nº 1719-RC Maputo - Moçambique
Tel:+ 258 1 40 09 13
Fax: + 258 1 40 22 20
e-mail:
cncd@virconn.com

A Companhia Nacional de Canto e Dança é um agrupamento profissional formado em 1979 e é considerada o maior embaixador cultural de Moçambique. Tem como missão primordial fazer recolhas, preservação, valorização e difusão cultural do povo moçambicano, especialmente nos domínios da dança, música e canto, teatro e actividades associadas. A Companhia tem dado um contributo ímpar na educação cívica das populações urbanas e rurais em matérias como a reconciliação nacional, democracia e tolerância, preservação do meio ambiente, saúde pública, etc.
Os seus espectáculos são normalmente apresentados nas várias províncias de Moçambique, tendo a Companhia já apresentado as suas peças nos quatro continentes.
A companhia desenvolve também um papel fundamental na formação de jovens bailarinos e coreógrafos. Ultimamente, numa tentativa de cativar outros mercados, tem desenvolvido várias obras de dança contemporânea. David Abílio é o seu director.
voltar


Culturarte - Maputo
Av. Patrice Lumumba, 376 - C.P. 538 Maputo - Moçambique
Tel. + 258 1 311 12 14
Fax. + 258 1 49 16 28
e-mail:
cultura@tropical.co.mz

A CulturArte tem por objectivos primordiais a promoção da cultura moçambicana, no país e no estrangeiro, e a promoção da formação artística. Em 1999 abriu a Escola de Dança Máscara, que promove a formação em dança de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Desenvolveu o projecto "Arte Infantil 99" - reciclagem de papel e objectos; Co-produziu, com o Theatre Ulisse - França, o "projecto Mimosa", que tinha por fim promover o teatro infantil nas escolas, nomeadamente as peças de palhaços e fantoches. Promoveu o workshop "Tambor, ritmos e danças africanas" em colaboração com ATB-Burundi (construção de instrumentos e ensino de danças deste país). Está a desenvolver o projecto "Artes do Século XXI", que trabalha com várias artes - dança, teatro, música, pintura, numa perspectiva de desenvolvimento das artes contemporâneas em Moçambique. Panaíbra Gabriel é o fundador/director. voltar


Casa da Cultura do Alto-Maé - Maputo
Av. Albert Lithuli, nº 1719 Maputo - Moçambique
Tel: + 258 1 40 13 33
Fax: + 258 1 30 50 70
e-mail:
amcarlos2@hotmail.com

A Casa da Cultura do Alto Maé é um dos muitos centros culturais espalhados pelo país. Desenvolve diversas actividades na área da música, dança e artes visuais. No seu edifício, onde dispõe de um grande estúdio de dança, trabalham diariamente a Companhia Nacional de Canto e Dança, o grupo de Canto e Dança da Casa da Cultura e ainda uma Escola de Música. A Casa da Cultura organiza regularmente exposições temporárias de artes plásticas e exibições de vídeos. Desde 1994, organiza um festival regional de teatro amador. Amélia Carlos é a sua actual directora.
voltar


Escola Nacional de Dança - Maputo

R. Bagamoyo, 71 - 1º Maputo - Moçambique
Tel: + 258 1 42 05 04


Fundada em 1983 pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Dança tem duas vertentes de actuação. Por um lado, a preservação da herança cultural de Moçambique, não através de registos classificados em museus, mas pela continuidade das danças tradicionais moçambicanas. Por outro lado, a formação de dançarinos profissionais e de instrutores de trabalho - com crédito já firmado - da Companhia Nacional de Canto e Dança. Não pretendendo ser uma escola de elite, a Escola Nacional de Dança integra crianças de todas as camadas da sociedade moçambicana, contribuindo directamente e de forma bastante significativa para o desenvolvimento nacional. voltar


SESC - São Paulo
Avenida Paulista 119, 10º, CEP 01311 - 903 São Paulo, Brasil
Tel: +55-11-317 93 551
Fax: +55-11-288 62 06
e-mail:
rosana@paulista.sescsp.com.br
www.sescsp.com.br


O SESC - Serviço Social do Comércio é uma instituição de carácter privado e sem fins lucrativos, e tem um papel determinante no desenvolvimento das artes do espectáculo no estado de São Paulo, através de uma programação regular no seu considerável património de centros culturais e salas de espectáculo na capital e no interior do Estado de São Paulo. voltar


Panorama RioArte - Festival Internacional de Dança - Rio de Janeiro
Rua Eng. Pena Chaves 73/201, 22460-090 Rio de Janeiro, Brazil
Tel: +55-21-294 89 67
Fax: +55-21-251 27 112
e-mail:
lia@rio.com.br
www.artenet.com.br/artezine/atlantis/rioarte.htm


O festival de dança Panorama RioArte tem tido lugar todos os anos desde 1989, na cidade do Rio de Janeiro, e tem funcionado como plataforma de apresentação da dança brasileira, tendo apresentado nas últimas edições igualmente trabalhos de reputados artistas internacionais. A direcção do festival tem sempre programado outras actividades paralelas à apresentação dos espectáculos com o objectivo de dinamizar a comunidade da dança local. A directora é Lia Rodrigues.
voltar


foto: Companhia Nacional de Canto e Dança © José Alfredo