AL KANTARA  FESTIVAIS  DANÇAR O QUE É NOSSO  CO-PRODUÇÕES  EDIÇÕES  UM LUGAR PARA A DANÇA  CONTACTOS

Danças na Cidade é uma associação cultural sem fins lucrativos, que se dedica a actividades e iniciativas que dinamizam o desenvolvimento da dança contemporânea em Portugal, num contexto internacional.

Desde 1993, Danças na Cidade organiza um festival de dança contemporânea em Lisboa. Atento às tendências emergentes, o festival reúne criadores nacionais e internacionais num contexto que favorece o intercâmbio e a criação artística, encomendando novas peças, organizando workshops e seminários, e desenvolvendo várias iniciativas dinamizadoras. A nível internacional, o festival funciona como um ponto de referência da dança portuguesa.

A partir de 1997, o festival passou a ter uma periodicidade bienal. Nos anos intercalares, Danças na Cidade desenvolve iniciativas de intercâmbio, formação e criação, sobretudo no contexto do projecto Dançar o que é nosso.
Iniciado em 1998, Dançar o que é nosso é um projecto a longo prazo, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural na área da dança entre artistas e agentes culturais da Europa, África e América Latina, alargando assim a rede de contactos da comunidade da dança portuguesa e abrindo novos caminhos de colaboração entre o Norte e o Sul. Desde o seu início, em 1998, DANÇAR O QUE É NOSSO tem sido, acima de tudo, um projecto envolvendo as comunidades de dança da (maioria) dos países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, mas sempre num espírito de colaboração internacional, envolvendo profissionais oriundos de outros países e construindo uma ponte com os nossos colegas Europeus e Americanos. Encaramos a Lusofonia não como uma realidade fechada sobre si própria, mas como uma comunidade aberta à colaboração com o resto do mundo.

Danças na Cidade promove a edição de vídeos e livros sobre temas ligados à dança e às artes do espectáculo, com o intuito de estimular o pensamento e a escrita sobre a dança em Portugal. Até agora, foram editados quatro livros por Danças na Cidade e produzidas 2 edições on-line, em colaboração com estruturas parceiras.
Co-produziram-se 2 vídeo-dança.

Danças na Cidade apoia a criação coreográfica em Portugal e a nível internacional, através da cedência do seu estúdio de dança, da co-produção de obras e da organização de residências de formação e de criação. A participação em várias redes internacionais, dedicadas à criação e circulação de obras de dança - APAP, DBM, Départs - é um instrumento valioso para a internacionalização da dança portuguesa.

Redes de que Danças na Cidade faz parte:
www.apapnet.net
APAP - Advanced Performing Arts Projects
www.programadoresculturais.org APPCAssembleia Geral de Programadores Culturais
www.dbmed.org DBM - Danse Bassin Méditerranée
www.parts.be/Parts Départs
www.ietm.org
IETM - Informal European Theatre Meeting
REDE – Associação de Estruturas para a Dança



Danças na Cidade é uma estrutura subsidiada pelo Ministério da Cultura de Portugal.

Apoios e Subsídios [ver]

fotos: © Veronique Dubin [1 e 3], © José Fabião [2 e 4]