Desde a edição 2010, que o Alkantara Festival reúne um ‘grupo de observadores’: formado por uma seleção de jovens artistas, nacionais e internacionais, que se juntam durante o festival para assistir aos espetáculos, e partilhar as suas reflexões sobre os mesmos.
No Alkantara Festival 2014, este grupo, composto por oito artistas e coordenado por Sofia Dias e Vítor Roriz, adotou a designação de Aware (Artists Watch, Reflect and Exchange) e desenvolveu uma série de ferramentas com o intuito de dar mais estrutura ao exercício. O resultado foi uma abordagem completa e enriquecedora onde os participantes não só discutiram os espetáculos a que assistiram, mas aproveitaram também as questões colocadas pelos próprios espetáculos para questionar as suas praticas e preocupações artísticas.

A partir de 2015, o AWARE passou a reunir mensalmente a partir de Novembro, para assistir e refletir acerca de espetáculos selecionados entre os muitos apresentados nos vários teatros de Lisboa. O espetáculo analisado servirá para examinar e questionar as suas próprias praticas artísticas, em diálogo com os pares/colegas.

AWARE aperfeiçoará a metodologia desenvolvida no âmbito do Alkantara Festival 2014, tendo como objetivo alcançar um nível elevado de self-study, recorrendo a uma metodologia desenvolvida no curso da escola Dasarts em Amesterdão – um post-doc onde artistas de todo o mundo vão estudar e trabalhar sobre a ideia de que o diálogo e feedback mútuos são uma das melhores ferramentas e formas de evoluir artisticamente.