Aldara Bizarro em residência no Espaço Alkantara

residência artística
24 mar – 17 abr
Espaço Alkantara

Aldara Bizarro é uma das artistas que integrou o programa da primeira edição do festival Danças na Cidade, em 1993, mais tarde Alkantara Festival. Passados 25 anos, a artista volta ao festival com uma nova criação que desenvolve em residência no Espaço Alkantara. A criação, com título Gráfico do Gesto, propõe estudar o gesto a partir dos conhecimentos e da prática de dança.

Gráfico do gesto é uma peça de dança que procura investigar para medir o gesto. Quer saber onde o gesto começa e onde acaba. Qual o ponto mais alto na tensão do gesto. O gesto tem clímax? Quais a razões porque determinados gestos são acompanhados de som e outros não? Onde se situa o início do gesto? Na cabeça, ou no corpo? Existe alguma coisa que antecede o início do gesto?
O impulso é o início do gesto?
As decisões influenciam o gesto. Ou as decisões são já por si gestos?
As curvas do corpo também fazem parte do gesto? Se estivéssemos no cinema, qual a dimensão do plano ideal para apanhar um determinado gesto.
Porque é que alguns gestos são interrompidos? O facto de se ser rico ou pobre define o gesto? A condição social define a postura do corpo quando se estende a mão?
Os olhos fazem parte do gesto?
Quais os parâmetros que servem para medir um gesto? Os canhotos fazem
os gestos todos à esquerda ou deixam alguns para fazer com a mão direita?
Assinar uma petição é um gesto? Propagação, pode ser uma variável para medição do gesto? E a amplitude? Pode-se medir em metros? Pode-se medir a área exata do gesto? A área que o gesto ocupa, precisamente?
Pode-se pensar numa escala para medir o gesto?
Quando se faz o mesmo gesto repetidamente faz-se sempre da mesma forma?
Os tiques são gestos? Há gestos que são pensados? Há gesto que precisam de serem ensaiados? Um punho fechado numa manifestação é a mesma coisa que um punho fechado quando se está a descansar na praia ou se está numa sala de aula? O contexto onde o gesto se realiza pode alterar o seu significado? O gesto está relacionado com a ação? O gesto é ação?
O gesto faz parte da definição de uma pessoa?
Estas são parte das perguntas com que iniciámos a investigação de dança sobre o gesto, um assunto que todos já ouviram falar mas ninguém sabe o que e realmente é.

Concepção, direção e coreografia Aldara Bizarro
Interpretação em cocriação Costanza Givone e Manuel Henriques
Seleção musical Madalena Matoso
Investigação para a execução do gráfico e dos figurinos Ana Sofia Costa, Bruna Abreu, Catarina Guerreiro, Eduarda Ales Olivença, Joana Ló de Almeida, Tiago Pessanha e dos professores Glória Oliveira, Ana Gonçalves e Nuno Almeida (12º H -Escola Artística António Arroio)
Coprodução Aldara Bizarro, Festival Alkantara e São Luiz Teatro Municipal
Apoios OPART/Companhia Nacional de Bailado/Estúdios Victor Córdon, SMUP e Câmara Municipal de Lisboa

imagem: Aldara Bizarro