HORÁRIO DE VERÃO #6 – Anna Marocco

residência artística
30 jul – 8 ago, 14-19 ago
Espaço Alkantara

Anna Marocco desenvolve no Alkantara o projeto CATARTICA que nasceu de uma pesquisa pessoal ao nível psicofísico e sensorial para abarcar questões globais como o ecofeminismo, o antispecismo, a esfera sagrada e profana, o espaço individual e coletivo, o privado e o público. É inspirado pelas terapias pós-psicodélicas e rituais, pelo mundo animal e mecanismos relacionados com ciborgs, visões e sonhos de guerra, numa catarse de todas as formas de violência a que estamos expostos e que produzimos ao longo do tempo sob o regime capitalista-patriarcal. O objetivo do projeto é criar uma experiência intensa, quase hipnótica, suspensa no tempo em que o corpo muda constantemente de estado, habitando condições transitórias e contraditórias em um processo contínuo de gerundismo, um devir contínuo, sem nunca se cristalizar em um estado fixo. Um corpo como um território, em contínua transição e migração.

Anna Marocco é antropóloga e artista italiana. Estudou em simultâneo Ciência Política e Antropologia, dança e artes visuais, em Itália e em outros países como a Bélgica, França, Alemanha, Portugal e Índia. Desde 2010, tem desenvolvido os seus próprios projetos artísticos com uma abordagem transversal e multidisciplinar (Le-gami 2011; Katan 2012; H.O.M.E. 2014). Em 2011, licenciou-se em Dança Contemporânea no Forum Dança, em Lisboa. Colaborou como bailarina para o grupo Nanou, Michele di Stefano (MK) e Xavier Le Roy. Desde 2015, ela faz parte da equipa principal do projeto artístico Marosi Stromboli. Em 2016, ela criou o quinteto coreográfico FUCSIA: significo alguma coisa para ti?, produzido por Tenuta dello Scompiglio (IT). Em 2018, tem-se dedicado ao desenvolvimento do projeto CATARTICA e tem colaborado com Daniele Albanese, Fernanda Eugénio e Tamara Cubas.
O núcleo da sua pesquisa e produção artística centra-se na transversalidade entre etnografia, filosofia, artes cénicas e ativismo em relação com os espaços/lugares.
http://cargocollective.com/annamarocco