HORÁRIO DE VERÃO #4 | Maria Ramos

residência artística
30 jul – 8 ago
Espaço Alkantara

No trabalho que Maria Ramos desenvolve, a urgência ou a necessidade coreográficas surgem quando é confrontada com os elementos basilares da composição coreográfica: o corpo e o espaço. Como concebemos a relação entre ambos? Como tornar o espaço tangível?
Um dos objetivos fundamentais do projeto Movimento de Rotação Lenta e Ininterrupta é o questionamento sobre o próprio conceito de corpo e de espaço e assumir o questionamento como metodologia base do trabalho.
Durante a residência, Maria Ramos parte de uma visão não antropocêntrica, procurando refletir sobre o lugar do corpo, numa perspetiva mais abrangente, que inclui não só as questões inerentes à criação em dança, mas também as que estão relacionadas com a criação em geral, no contexto mais alargado da contemporaneidade artística.

Maria Ramos coreografou e produziu as peças 7pm/Rumour, Nerves Like Nylon, Something Still Uncaptured e Árida. Projetos apresentados em Portugal, Holanda e Argentina, apoiados pelo Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian, DGArtes e coproduzidos pelo Centro Cultural de Belém, ArtEZ/Korzo Theatre (Holanda), Teatro Municipal Joaquim Benite, Espacio LEM (Buenos Aires), Teatro Municipal do Porto, Cine Teatro de Torres Vedras, entre outros. Durante o processo criativo de 7pm/Rumour, Maria consultou o escultor Antony Gormley, com quem teve a oportunidade de trocar correspondência relativa a noções sobre Corpo e Espaço no contexto de Escultura e Dança. Foi o seu interesse na relação entre Corpo e Espaço que desencadeou o seu primeiro ciclo de trabalho, no âmbito do qual inicia também a colaboração com a designer de luz e cenógrafa, Vinny Jones.
Maria alia o seu trabalho de criação em Dança com o trabalho que desenvolve em diferentes contextos pedagógicos, nomeadamente, no Forum Dança (Aulas Regulares e nos cursos: PEPCC e CDC), Escola Superior de Dança (ESD) e Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha ESAD.CR). Fez a sua formação em Dança (Interpretação/Criação) no Instituto das Artes de Arnhem, no departamento de dança contemporânea European Dance Development Centre (HKA-EDDC, 1996-2000), e o mestrado em Coreografia ArtEZ Master of Choreography (Moc, 2006-2008), no ArtEZ Institute of the Arts, na Holanda. No contexto do seu trabalho coreográfico tem artigos publicados na Dutch Society for Dance Research e ArtEZ Press.
www.mariaramos.net