P.A.R.T.S Research Studios 2017-18

Espaço Alkantara
18 fevereiro, 17h

Alkantara colabora há mais que 15 anos, intensivamente, com a P.A.R.T.S., escola de dança de Bruxelas, fundada e dirigida por Anne Teresa De Keersmaeker, ao nível de formação e desenvolvimento de projetos de (ex-)estudantes.
Dia 18 de fevereiro, o músico e dramaturgo Alain Franco partilha, no Espaço Alkantara, todas as informações sobre o próximo P.A.R.T.S. Research Studios 2017-18. O curso com a duração de um ano procura refletir como a dança e a coreografia podem surgir a partir da poesia e da música experimental.

O QUÊ?
O curso dedica-se à reflexão sobre a oralidade/auralidade e como a dança e a coreografia podem surgir a partir da poesia e da música experimental enquanto ferramenta para a experimentação e criação na dança e coreografia. O cruzamento entre som, palavra e movimento deixou um legado substancial no século XX. Mais recentemente, a poesia reemergiu na dança e nas artes visuais, renovando o imaginário para além da troca instrumentalizada de ideias. Da mesma forma, a música contemporânea explora um novo imaginário de som através do estudo etnomusical sobre a sintonia, reinventando instrumentos e compondo som e movimento corporal. Estas experiências com música e poesia convergem no exercício da escuta: permitem criar uma atitude de abertura e recetividade que possibilita a perceção do que não é imediatamente apreensível.

COMO?
Os coordenadores do curso, a teórica da performance e musicóloga Bojana Cvejić e o músico e dramaturgo Alain Franco, criaram uma trajetória de pesquisa a partir dos contributos de diferentes coreógrafos, bailarinos, compositores, musicólogos, filósofos e escritores como Michael Beil, Jonathan Burrows, Mette Edvardsen, Tristan Garcia, Mette Ingvartsen, Janne-Camilla Lyster, Luk Vaes, Kristien Van den Brande, Myriam Van Imschoot, Daniel Linehan, François Nicolas, Stefan Prins, Robin Schulkowski e outros. Cvejić e Franco desenvolvem uma plataforma coletiva que incorporará os projetos de pesquisa dos participantes. O curso divide-se entre períodos semanais de workshops e seminários (3-5 dias de duração) intercalados por períodos de pesquisa coletiva ou individual. Os participantes são fortemente encorajados a colaborar entre si.

QUANDO?
O curso decorre entre 11 de setembro de 2017 e 14 de setembro de 2018, em módulos de 4 a 8 semanas com férias de 1 a 2 semanas e no Verão.

PARA QUEM?
Jovens coreógrafos/performers/dramaturgos licenciados em coreografia/dança/dramaturgia ou com, pelo menos, 3 anos de experiência profissional. Máximo 12 participantes.

CANDIDATURA
Preseleção através de portfólio e curriculum vitae – até 27 de março, 2017. Audição (apenas por convite): 10-13 de abril, 2017, em Bruxelas.

QUANTO?
Inscrição e propinas: € 5000. Estão disponíveis bolsas de estudo.

Mais Informação: WWW.PARTS.BE