Projeção do filme O Gesto no Espaço Alkantara

30 abril, 21h
Espaço Alkantara

O GESTO é um filme que retrata de forma livre e subjectiva a actividade profissional de nove pessoas distintas. Retratos estes, que se baseiam sobretudo no gesto que emerge e nos corpos que se criam através das diferentes actividades agregadas a histórias de vida.

Arqueologia de gestos e arqueologia de memórias para a criação de um terreno comum: onde reside o poder emancipatório de um gesto quando ele pode ser entendido na sua totalidade e na sua riqueza? Como é que falamos do que fazemos e como o que fazemos nos informa? Como podemos perceber o que nos rodeia a partir desse lugar único, que é o de cada um de nós em relação vibrátil com as coisas e com os outros?
Nos diferentes universos, a ideia de hierarquia de saberes é substituída pela análise da potência do como se faz ao invés do que se faz, insistindo-se na procura de qual será o conhecimento do corpo que existe para além do campo coreográfico e de como é que ele pode ser entendido e transmitido.

O GESTO, é também, resultado de um evento performativo que teve lugar em Outubro de 2016 em Lisboa, intitulado “À VOLTA DA MESA, para um imaginário do gesto”, co-produzido pelo Maria Matos Teatro Municipal. Alguns intervenientes dessa performance tornam-se agora personagens de um filme.

Com Afonso Wallenstein, Carlota Lagido, Carolina Campos, Daniel Pizamiglio, David Marques, Evandro Correia, Guilherme da Luz, Ivan Costa, João Carvalho, Margarida Bettencourt, Matthieu Ehrlacher, Nuno Carrusca, Patrícia Timóteo, Paula Cristina Peralta, Telmo Cruz e Vasco Nobre Lopes
Autoria Elizabete Francisca, Francisca Manuel e Jennifer Bonn
Produtor O Rumo do Fumo
Coordenadora de Produção Cátia Mateus
Assistente de Produção Rita Benito Monteiro
Pesquisa Elizabete Francisca, Francisca Manuel e Jennifer Bonn
Apoio à Pesquisa Luísa Veloso
Imagem Francisca Manuel
Assistente de Imagem Luca d’Introno
Assistente de Ensaio António MV
Correcção de Cor Luís Costa
Som Jennifer Bonn
Estúdio de Pós-Produção Obatala
Texto Elizabete Francisca
Revisão de texto Eduardo Brito
Montagem Francisca Manuel e Jennifer Bonn
Voz Off Lula Pena
Co-produção Obatala, Le Hourc, ORO/Loïc Touzé
Apoio Alkantara, Causas Comuns, Eira/Teatro da Voz, Maria Matos Teatro Municipal, Traverse
Agradecimentos Bazar do vídeo, Bombeiros Voluntários da Graça, Bruno Jamaica, Cláudia Varejão, Cristina Santos, Eduarda Moura, Frame 408, Frédéric Lombard, Fundação Oriente, Gabriela Salazar, Gabinete do Secretário-Geral da Assembleia da República, Glaura Cardoso Vale, Gonçalo Pires, Inês Cartaxo, Joana de Castro, Joana Maia, João Jacinto, Joahn Volmar, Luara Learth, Luísa Veloso, Maria João Garcia, Mathilde Bonicel, Mia Tomé, Paula Pereira, Pedro Faria, Rita Brás, Sara Semedo, Teatro Praga, Xico da Ladra

O Rumo do Fumo é uma estrutura financiada pela República Portuguesa | Cultura/Direcção-Geral das Artes