RADOUAN MRIZIGA ESTREIA 8 EM BRUXELAS

estreia
2 (18h) e 3 (15h) de fevereiro
Moussem Cities: Casablanca, Bruxelas

Radouan Mriziga estreia o projeto 8 em Bruxelas, depois de um conjunto de residências desenvolvidas, umas das quais no Espaço Alkantara, em setembro de 2017.
Em 8, Radouan Mriziga explora a polirritmia – estrutura rítmica característica da música africana e convida-nos a re-aprender a ouvir, estabelecendo ligações entre ritmos sonoros únicos e coreografia, num exercício para dois bailarinos – Ayoub Abbekane e Mohamed Lamqayssi.
A nova criação de Mriziga (coreógrafo que integra o grupo Focus da rede internacional DNA) insere-se na iniciativa do Espaço Darja (Casablanca), Objets Chorégraphiques, que convida coreógrafos a trabalhar com jovens bailarinos de Marrocos.

Pesquisar, compartilhar, experimentar e passar ao outro são as quatro palavras fundamentais do projeto Objets chorégraphiques. O projecto, iniciado pelo Espace Darja, é uma plataforma apoiada por vários parceiros em Marrocos e pelo Mossem Nomadic Arts Centre, ligado a uma rede internacional.
No contexto desta plataforma, os coreógrafos Meryem Jazouli, Taoufiq Izeddiou, Radouan Mriziga e Youness Khoukhou envolveram-se num projeto conjunto e criaram vários caminhos de pesquisa diferentes com dezesseis jovens bailarinos de Marrocos.

conceito / coreografia Radouan Mriziga
bailarinos Mohamed Lamqayssi, Ayoub Abekanne
produção Espace Darja (Casablanca), Moussem Nomadic Arts Centre
coprodução Kaaitheater, l’Uzine – Aïn Sebaâ (Casablanca) Arabesque (Meknès)
apoiado por Ministério da Cultura do Marrocos, Alkantara – no contexto da rede internacional DNA – Departures and Arrivals – Programa Europa Criativa da União Europeia
em colaboração com Festival On Marche (Marraquexe)