SEGUNDA-FEIRA: O QUE ME INQUIETA?

apresentação

23 de Março, 17h
Escola António Gedeão

Ao longo do ano letivo 2016/2017 a coreógrafa Cláudia Dias tem desenvolvido workshops de criação com alunos de teatro da Escola António Gedeão. Tendo como ponto de partida o espetáculo Segunda-Feira: Atenção à Direita!, o primeiro do projeto Sete Anos Sete Peças, os alunos trabalharam texto e coreografia criando a sua própria versão, a performance Segunda-Feira: O que me inquieta?

Sete Anos Sete Escolas é um programa satélite do projeto de criação Sete Anos Sete Peças. Tem como objectivo aproximar a escola do mundo da criação artística, quebrando a ideia de uma certa inacessibilidade da figura do artista, e afirmar que todos os cidadãos têm direito à experiência da criação e não apenas à fruição cultural.
A peça desenvolvida com os alunos emana da peça Segunda-feira: Atenção à direita! que teve apresentação na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro e em vários festivais e teatros na Europa.
Os alunos partiram da estrutura formal e dos conteúdos da peça original para criar a sua própria. São os seus corpos em luta que se vêem e as suas questões que se ouvem.

Coordenação do projecto Cláudia Dias
Direcção artística Cláudia Dias e Jaime Neves
Professores de apoio Ana Gouveia e Américo Jones
Interpretação e co-criação Sofia Seabra, Sofia Parreira, Catarina Monteiro, Carolina Fernandes, Thauanne Silva, Rita Vicente, Tatiana Ribeiro, Yasmin Gois, Vanessa Cunha, Nilza Santos, Débora Gonçalves
Vídeo-Instalação, registo e documentação Ana Rita Vinhas, Rui Costa e Daniel Estevão
Produção Alkantara com o apoio da Câmara Municipal de Almada
Agradecimentos Escola António Gedeão e Escola Francisco Simões

O projecto Sete Anos Sete Escolas é apoiado pela Câmara Municipal de Almada
O Alkantara é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa/DGArtes