projectos em curso >pointe to point | projectos seleccionados para desenvolvimento de outubro 2009 a abril 2010


ESPAÇO ALKANTARA



Guintche
residência artística de Marlene Freitas



this is not a love story,
residência artística de gunilla heilborn



breaking point(e), residência de joão evangelista e fahmi fadzil



ciencia-ficción, residência de cristina blanco



still standing you, residência de pieter ampe e guilherme garrido



michel schweizer à conversa no espaço alkantara. “bleib opus #3” no teatro maria matos



o que se leva desta vida, residência de tiago rodrigues e gonçalo waddington



apresentação performática do livro "bicho, és um bicho" de filipa francisco e idoia zabaleta



vizinhos, residência de gustavo ciríaco e andrea sonnberger



mientras tanto, residência de criação de carlos pez



retratos autorizados, residência de criação de luciana fina



POINTE TO POINT | 6º Encontro de Dança Ásia-Europa



pointe to point | projectos seleccionados para desenvolvimento de outubro 2009 a abril 2010



pointe to point | coordenadores artísticos



pointe to point | artistas participantes



pointe to point | parceiros



NU KRE BAI NA BU ONDA



a mulher que parou



íman


pointe to point | projectos seleccionados para desenvolvimento de outubro 2009 a abril 2010



A 6ª edição de Pointe to Point avança para a terceira etapa através do apoio a três projectos que emergiram da intensa colaboração das fases anteriores. No final do Encontro em Lisboa, em Junho deste ano, e de duas semanas de conhecimento, colaboração, diálogo e desafios, os artistas participantes foram convidados a apresentar propostas de colaboração artística. Recebemos nove propostas, tendo sido seleccionados três projectos que serão desenvolvidos no próximo ano, através de residências artísticas entre a Europa e Ásia.


projectos seleccionados:



BREAKING POINT(E)
joão evangelista [portugal/holanda]
fahmi fadzil [malásia]

Este projecto tem como principal eixo de investigação a ideia da observação e exploração da falha enquanto momento coreográfico. Em muitas culturas, quebrar tem uma conotação directa com falhar. No entanto, ao longo da história moderna da humanidade, é muitas vezes através da ‘falha’ que o ‘novo’ surge e ganha um novo significado permitindo, através da assumpção do erro evoluir para algo novo e pensar em novas possibilidades. Neste projecto, os artistas pretendem utilizar a ‘falha/quebra’ como a estratégia para descobrir, explorar, investigar e re-considerar os momentos, significados e memórias dos objectos assim como as obsessões, ideias e ideologias, ethos e mitologias. A partir do acto lieteral de partir objectos até a considerações mais metafóricas de dissociação de significados, João e Fahmi tentarão relocalizar as suas práticas dentro da esfera da falha com o intuito de descobrir novos terrenos e procurar novas narrativas.

EXOTICA
i-chen zuffellato [itália]
takao kawaguchi [japão]
jaime conde-salazar [espanha]
andrea fagarazzi [itália]
vídeo-artista asiático [a definir]

“Exotica” centra-se sobre o conceito de exotismo de acordo com a perspectiva europeia e asiática. I-Chen nasceu em Taiwan mas tem nacionalidade italiana, país onde vive desde os 3 meses de idade. No Encontro em Lisboa, I-Chen confrontou-se com o facto de ser exótica, quer para os seus colegas europeus, quer para os seus colegas asiáticos. Criamos imagens, projectamos expectativas, memorizamos clichés de culturas e conceitos de beleza de acordo com o contexto onde crescemos. Baseando-se neste conceito, I-Chen, em colaboração com os restantes artistas pretende desenvolver uma performace-instalação onde duas visões, a europeia e a asiática, se confrontam para definir um terreno (in)comum e reflectir sobre a ideia do Outro.

THE DIARY OF ALICE
paloma calle [espanha]
joavien ng [singapura]

Projecto que se desenrola à volta de uma personagem ficcional, uma mulher de 30 anos do Texas que vive algures na Europa. Ao criar Alice, as duas artistas abrem uma janela onde vão rascunhando sobre a imaginação, desejos e aspirações desta personagem. O trabalho de Paloma e Joavien centra-se sobre questões de identidade, ponto comum descoberto no encontro, em Junho. As suas diferentes perspectivas de abordar a identidade, centradas em duas culturas distintas (Europeia e Asiática) surge como um desafio na escrita e construção de Alice, uma personagem que viverá e evoluirá através de validações que permitam encontrar pontos para a construção de uma identidade num contexto que se pretende global.