projectos em curso >still standing you, residência de pieter ampe e guilherme garrido


ESPAÇO ALKANTARA



Guintche
residência artística de Marlene Freitas



this is not a love story,
residência artística de gunilla heilborn



breaking point(e), residência de joão evangelista e fahmi fadzil



ciencia-ficción, residência de cristina blanco



still standing you, residência de pieter ampe e guilherme garrido



michel schweizer à conversa no espaço alkantara. “bleib opus #3” no teatro maria matos



o que se leva desta vida, residência de tiago rodrigues e gonçalo waddington



apresentação performática do livro "bicho, és um bicho" de filipa francisco e idoia zabaleta



vizinhos, residência de gustavo ciríaco e andrea sonnberger



mientras tanto, residência de criação de carlos pez



retratos autorizados, residência de criação de luciana fina



POINTE TO POINT | 6º Encontro de Dança Ásia-Europa



pointe to point | projectos seleccionados para desenvolvimento de outubro 2009 a abril 2010



pointe to point | coordenadores artísticos



pointe to point | artistas participantes



pointe to point | parceiros



NU KRE BAI NA BU ONDA



a mulher que parou



íman


still standing you, residência de pieter ampe e guilherme garrido




STILL STANDING YOU
residência artística de pieter ampe (BE) e guilherme garrido (PT)
14 a 31 dezembro

Pieter Ampe (BE) e Guilherme Garrido (PT) conheceram-se no Verão de 2006. Fruto de uma admiração mútua, o encontro levou-os a uma colaboração que viria a tornar-se mais complicada do que aparentava. A procura de sincronia e harmonia na criação fez com que rapidamente percebessem a dificuldade em manter um equilibrio entre si. Um dueto com um começo harmonioso descarrilou. Depois de algumas querelas algo épicas, decidem recomeçar, como dois novos Adão e Eva do rock and roll... “Still Difficult Duet” é surpreendentemente uma performance sem complexos.

“Still Difficult Duet” foi criado e apresentado pela primeira vez em Setembro de 2007, passando pelo alkantara festival em 2008, dentro dos novos trabalhos apresentados pela P.A.R.T.S.

Pieter Ampe e Guilherme Garrido estão determinados a criar um espectáculo sequencial a “Still Difficult Duet”, com o título provisório “Still Standing You”: ainda por decidir se a peça será uma segunda parte de "Still Difficult Duet” ou se partirão para uma peça totalmente independente.

Após um periodo inicial de criação em Janeiro deste ano, continuam a criação de “Still Standing You” no espaço alkantara, de 14 a 31 de Dezembro.

coreografia e interpretação Pieter Ampe, Guilherme Garrido
agradecimentos parte I Maus Hábitos, 555, P.A.R.TS./Rosas, Sweet&Tender/SKITe, Valentina Desideri, Robert Steijn, Jean-Marc Adolphe & Pa-f

----------------------------------------------

BIOGRAFIAS

pieter ampe [bélgica]

Pieter Ampe nasceu em 1982, em Muyinga (Burundi). Cresceu em Gent, onde de 1990 a 2001 participou em inúmeros workshops de teatro no Speeltheater, actual Kopergietery. Entre 2002 e 2003 esteve na Salzburg Experimental Academy of Dance; no ano seguinte estudou dança teatral na Arnhem Dance Academy. De 2004 a 2008 integrou a escola P.A.R.T.S, em Bruxelas, onde criou o projecto a solo “On Stage” (2006) - apresentado no CAMPO during one of De Bank’s Aperitif Concerts - e “Still Difficult Duet” (2007), com Guilherme Garrido. Com Simon Mayer apresentou “O feather of lead” (2008). As três peças encontram-se ainda em tournée.

Em 2006, juntamente com 64 bailarinos e coreógrafos, Pieter integrou a danceWEB, programa de bolsas anual em Viena e parte do ImpulsTanz-festival. É aí que nasce a rede de artistas Sweet&Tender Collaborations - entre as suas actividades, organiza encontros em Saint Erme (França) e no Porto, nos quais Pieter contribui. Para o vigésimo aniversário do Vooruit Arts Centre em Ghent, Pieter criou “Kiezen is Verliezen” (2003-2004). Participou também em “When you look at me”, de Mia Lawrence e em “Cirque Danton”, com direcção de palco de Jan Decorte e coreografia de Charlotte Vanden Eynde. Para “Maria Theresia entdeckt die zeitgenössische Kunst” (2008) colaborou com o duo de performers United Sorry (Frans Poelstra & Robert Steijn), com o artista Roland Seidel e a coreógrafa Anne Juren. The Germans, quarteto de rock de Ghent, convidou Pieter a acrecentar to add some visual zing à sua apresentação no De Nachten 2008.

Em 2009 Pieter Ampe integra a nova produção de Rosas sob a direcção de Anne Teresa De Keersmaeker. No CAMPO, actualmente como artista residente, desenvolve com Guilherme Garrido a continuação de “Still Difficult Duet”. Com o pintor Ian Kesteleyn - recém formado pela La Cambre em Bruxelas - e Eva Maria Kuepfer, Pieter reflecte sobre modos de integrar mecanismos de construção de ideias e sonhos no espaço cénico, investigação essa que terá continuidade em 2010.

guilherme garrido [portugal]

Guilherme Garrido tem formação em dança e artes visuais. Participou em vários workshops, nomeadamente no Fórum Dança, onde também integrou o Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica. Interessa-se pela performance, na sua capacidade de traduzir a sua história pessoal em trabalho de palco, trabalho este que parte do particular para o geral. As suas criações contém sempre um humor subversivo. Ocupa-se do modo como o corpo e o movimento podem gerar associações a filmes, figuras heróicas, espectáculos ou concertos de rock, interessando-se, ao mesmo tempo, por entrelaçar a fragilidade e a intimidade dos relacionamentos em palco.

Colaborou na criação do espaço ‘555’ no Porto, plataforma para novos criadores. Partilhou com Alberto Magno a curadoria de “Show Rooms” (2007 - 2009) - mostra de jovens coreógrafos - do festival Da Fábrica (Porto). No Verão de 2008 foi co-director artístico do projecto Skite/Sweet and Tender Collaborations Porto 2008, com António Pedro Lopes e Jean Marc Adolphe. Como bailarino trabalhou para Maria Clara Villa-Lobos em “Super!” (BE), Ibrahim Quraishi, “My Private Himalaya” (EUA/NL) e Tommy Noonan/ PVC Stadtheather freiburg em “Tout Court” (G). Desde Outubro de 2007 apresenta por toda a Europa “Still Difficult Duet”, trabalho em colaboração com Pieter Ampe. Com Mia Habib criou o dueto “A couple dance”, que estreou no final de Março de 2009 na Dansenshus de Oslo, Noruega, apresentando-o também na Cidade do México no âmbito do Fórum Prisma.

Actualmente desenvolve com Pieter Ampe o dueto “Still Standing You”, produzido pelo CAMPO em Gent, Bélgica, com data de estreia em Abril de 2010. Com António Pedro Lopes criou “I WANT MORE FANS YOU WANT MORE STAGE”, com uma primeira mostra do trabalho em curso em Maio de 2008. Ainda com António Pedro Lopes e Anja Mueller forma a banda The Sing Songs.