matéria leve em residência no Espaço Alkantara
MAREO (ficar tonta)

- 16.02 — 22.02 2026
Dando continuidade a uma investigação sobre corpos aquosos, materiais vivos e sua performatividade, MAREO (ficar tonta) se abre, nesta ocasião, como um laboratório–atelier para a criação de filtros para projetores convencionais (incandescentes), elaborados a partir de água, alga agar-agar e pigmentos naturais, filtros que funcionam como membranas orgânicas, sensíveis à luz e ao calor.
A partir do fazer da iluminação e de uma aproximação sensível aos materiais próprios do ofício, este laboratório busca aprofundar o comportamento, a inteligência e a performatividade de suas matérias, trabalhando com elas não como suportes passivos, mas como fenômenos ativos. O atelier MAREO se configura como uma rede viva e sensível de entrelaçamentos entre luz, matéria, percepção líquida e entorno sensível, ativando um estado de observação em que o fluido, o instável e o relacional se tornam centrais.
Gabriela Clavería — LADRA é uma artista multidisciplinar e exploradora de materialidades chilena. A experimentação com diferentes meios e suportes, aliada ao trabalho colaborativo, tem sido fundamental no seu desenvolvimento artístico e pessoal, orientado para a criação de visualidades e experiências que potenciam conexões sensíveis. Concebe a sua prática artística como uma rede de relações simbióticas e co-criativas entre humanos e mais-que-humanos, bem como entre organismos e o seu entorno. Desde 2021 reside em Lisboa, onde tem desenvolvido e articulado projetos através das artes visuais, da iluminação e do som, entendidos como gestos performativos capazes de gerar experiências nas quais as matérias se afetam entre si. Integra o matéria leve e, paralelamente, sob o pseudónimo LADRA, é co-criadora e DJ residente da RABIOSA, uma comunidade latina, rádio e festa centrada na biodiversidade de sons latino-americanos.
Ficha Técnica
Investigação e realização Gabriela Clavería – LADRA Residência prévia Residência Técnica CAMPUS Paulo Cunha e Silva, em colaboração com Emilia Monin – AVR010 (2025) Apoio Electronic Warfare Fotografia Maria Nov

matéria leve é uma plataforma de pesquisa e formação em iluminação cénica coordenado por Leticia Skrycky em colaboração com Carolina Campos, dirigido a mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero.