matéria leve: encontro de iluminadorxs

- 01.08 — 02.08 2025
De 28 a 31 de julho, o coletivo matéria leve está no Espaço Alkantara para uma residência de investigação que dá continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver coletivamente sobre gestos de luz: ativações de dispositivos com os quais exploram a iluminação enquanto matéria relacional, capaz de gerar estados de atenção que nos disponibilizam para o encontro.
No fim de semana seguinte, a 1 e 2 de agosto, promovem o primeiro encontro e convívio entre colegas da área para partilhar experiências, práticas artísticas e desejos em torno da profissão, refletir sobre as condições de trabalho no contexto local e os seus desafios, criar alianças para possíveis colaborações e fortalecer a rede.
O Encontro de Iluminadorx 2025 é uma atividade aberta, mediante inscrição, dirigida a mulheres cis, pessoas trans e não-binárias que trabalhem profissionalmente como designers de iluminação cénica no território português.
inscreve-te no encontro
Programa | 1 e 2 de agosto de 2025 no Espaço Alkantara
Atividades
- Apresentação des artistas e dos seus contextos
- Atividade dirigida por Luísa Saraiva sobre os desafios da saúde mental no contexto das artes performativas
- Partilha de práticas desenvolvidas no contexto de matéria leve, guiadas por Leticia Skrycky
- Coletivização de desejos e perspectivas futuras
Quem participa
- Mulheres cis, pessoas trans e não-binárias que trabalham profissionalmente como designers de iluminação cénica no território português.
- Participantes do programa de formação matéria leve
- Moderação: Leticia Skrycky
- Convidada especial: Luísa Saraiva
Nota: os horários ainda estão por definir e serão pensados conforme as disponibilidades das pessoas que participarem, prevend-se sessões de três horas por dia.
Mais informação sobre a matéria leve disponível em www.matérialeve.com
matéria leve
matéria leve é uma plataforma colectiva de investigação e formação em iluminação cénica, dirigida por Leticia Skrycky, com acompanhamento de Carolina Campos e a gestão de Joana Cardoso. Sediada em Lisboa, Portugal, a plataforma é dedicada a mulheres cis, pessoas trans e não-binárias.
O seu principal objetivo é partilhar ferramentas essenciais para o desenvolvimento de uma prática profissional em iluminação cénica, acompanhando es participantes nos seus primeiros passos na área. matéria leve promove a investigação a colaboração, com o desejo de fortalecer redes de apoio no sector da iluminação.
A plataforma valoriza uma abordagem sensível e crítica à criação artística, oferecendo também um espaço de reflexão sobre as condições laborais e a equidade de género nas áreas técnicas das artes performativas.
Ficha Artística
Coordenação do projeto e pesquisa Leticia Skrycky Acompanhamento e pesquisa Carolina Campos Produção e gestão administrativa Joana Cardoso
Apoios Alkantara, DGArtes - Direção Geral das Artes