Paula Caspão em residência no Espaço Alkantara
Mouths Full

- 22.09 — 28.09 2025
Mouths Full é o nome de uma investigação alucinatória, uma prática de remediação áudio-vídeo-textual sem remédio. Ensaia práticas de cine-fabulação crítica para interrogar as epistemologias predominantes em que vivemos – as formas de ler, escrever e (re)encontrar conhecimento, de reconhecer e desconhecer, de contar e descontar histórias – ao mesmo tempo que tenta imaginar formas não extrativistas de dar conta e de desapropriar o ato de conhecer. Produto derivado de uma prática de leitura fantasmagórica que se tem vindo a inacabar a várias mãos desde 2019, Mouths Full dá conta das leituras que me têm feito companhia no quadro do diálogo tecido entre dois projetos de investigação: Expanded Practices All Over [Paula Caspão CET-FLUL, 2019-2025] e Institute of Rest(s) [Alix Eynaudi, Manufacture de Lausanne - Haute Ecole des Arts de la Scène, 2023-2025].
Vasculhando por entre arquivos de vários feitios, Mouths Full procura documentar práticas inabituais de visualizar, perceber e referenciar, (a)notar e (re)citar, bem como formas de ler, escrever, traduzir, enunciar e pronunciar coletivamente. Entre outras coisas que nos escapam constantemente, esta investigação sem fim à vista aborda o que significa encontrarmo-nos “aqui plantadas” [plantées là] e operar a partir das nossas línguas, linguagens e linguajares; a partir das nossas formas de ver, rever e não ver; a partir das histórias que incorporámos e ressoam recursivamente através de campos – de visão, de algodão, de conhecimento, de milho, de protesto, de alegria, de açúcar, de constrangimento, de cumplicidade. Por entre múltiplos acidentes de percurso, Mouths Full revisita paisagens acidentadas de cumplicidades epistémicas e sociopolíticas entre a genealogia do liberalismo moderno – enquanto projeto de divisões coloniais da humanidade – e a atual ‘sociedade do conhecimento’, que é também a sociedade da (self)performance e da computação/controle global.
— Paula Caspão
Biografia
Paula Caspão vive e trabalha entre Lisboa e Paris, em indeterminação crítica entre formas de investigação teórica, práticas artísticas transversais e pensamento sociopolítico. Tem trabalhado extensivamente sobre as economias e as infraestruturas da investigação, sobre os modos de produzir conhecimento e seus sensórios específicos, abordando as dimensões infraordinárias da leitura, da tradução e da edição. Atualmente ensaia práticas de cine-fabulação para interrogar as formas de extrativismo e devastação socioambiental implicadas na produção de conhecimento e de História, bem como na manutenção das suas instituições, tecnologias e ficções políticas.
É investigadora integrada no Centro de Estudos de Teatro (CET-FLUL), associada ao Instituto de História Contemporânea (IHC-UNL), e Professora Auxiliar de Estudos Artísticos / Programa de Doutoramento e Mestrado em Estudos de Teatro e de Performance da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em filosofia (epistemologia e estética) na Universidade Paris Ouest Nanterre (2010) e foi investigadora convidada no departamento de Performance Studies, Tisch School of the Arts, New York University (2018).