- 21.09.2019
- Portas Abertas
- Artistas em residência
- Portas Abertas
Alex Cassal e Paula Diogo
criam A Menor Língua do Mundo

- SáB 21.09.2019 17H00
- Portas Abertas
- Artistas em residência
- Portas Abertas

Nascida e criada nos subúrbios de Lisboa, sem qualquer ligação familiar às artes, Paula Diogo foi desde muito cedo incentivada pela família a ler para se manter ocupada. O interesse por livros e histórias levou-a a estudar Literatura e mais tarde Teatro.
O seu trabalho é fortemente influenciado pela sua formação e história familiar e aborda temáticas como: legado, memória, autobiografia e pertença. As suas criações podem assumir diferentes formatos, performance, peças de palco, peças de vídeo/áudio e publicações.
Nos últimos anos tem trabalhado no amplo espectro das artes performativas, misturando produção e criação, desenvolvendo ideias e projetos para contextos específicos e participando em grupos de discussão informais.
Estudou Teatro e Artes Performativas em Portugal e na Islândia, co-fundou vários colectivos e trabalhou com companhias e artistas em Portugal e no estrangeiro. Já apresentou as suas criações em Portugal, na Islândia, Alemanha, Sérvia, Colômbia, Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, França, Itália, México e Bélgica.
Foi uma das artistas apoiadas pela apap - FEMINIST FUTURES, projeto cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia 2021-2024. Faz também parte do coletivo Celestial Bodies, um projeto internacional dedicado a abrir espaços que integrem práticas de solidariedade, cuidado, empatia e espanto. Vive em Lisboa.
“O meu trabalho criativo é baseado na vontade de desenvolver ideias improváveis. Interessa-me pensar a performance como um espaço de experiências partilhadas entre público e performers, onde podemos experimentar diferentes formas de olhar o mundo e de estar coletivamente.”



