WORKSHOPS DE DANÇA E MOVIMENTO
Danças na Cidade, Eira, Teatro Camões

Durante o festival decorrerão nove workshops de dança e movimento, onde bailarinos e coreógrafos poderão encontrar-se e trabalhar em conjunto. Estes workshops são abertos a todos os estudantes e profissionais da dança de Portugal e de companhias visitantes.

Organização: Danças na Cidade
Co-organização: Forum Dança
Local: Danças na Cidade, Eira, Teatro Camões

Condições:
Inscrição para todos os workshops: # dias do workshop x 10 €
Inscrição e informação: Forum Dança, tel 21.342 89 85, fax 21.342 89 86
forumdanca@forumdanca.pt
Máximo 15 participantes por workshop.
Inscrição provisória até 29 de Maio (incluir um pequeno currículo)
Confirmação da aceitação da candidatura até 31 de Maio.
Pagamento obrigatório antes de 14 de junho.


Financiada pela União Europeia, através do programa Cultura 2000


PROGRAMAÇÃO:

ARIRY ANDRIAMORATSIRESY
de dia 17 a dia 20,
de segunda
a quinta-feira,
10H00 às 14H00

Este workshop centra-se no vocabulário de dança que Ariry e os membros da sua companhia têm desenvolvido durante muitos anos de pesquisa e experimentação. A base deste vocabulário do movimento encontra-se nas danças tradicionais de Madagáscar com várias influências da dança moderna e contemporânea. A aula inicia-se com um aquecimento, com especial atenção no uso e descontracção da espinal medula. Os participantes trabalharão também com improvisação, em pares. As aulas serão acompanhadas com música ao vivo, de Madagáscar.

VOLTAR

MANUELA RASTALDI
de dia 17 a dia 20,
de segunda
a quinta-feira,
15H00 às 19H00
Este workshop propõe alguns assuntos e técnicas que tenho vindo a experimentar nas minhas últimas performances e que gostaria de desenvolver e radicalizar no futuro.
O corpo considerado como um ponto de vista e como ponto de partida.
O corpo como uma impressão no espaço e no tempo.
Como traduzir assuntos abstracto-poéticos em experiência física.
Como explorar a qualidade do movimento espontâneo para desenvolver composição.
Como articular conscientemente cada passo entre improvisação e material fixo para fazer a distinção / a trajectória entre 'composição instantânea', improvisação com 'regras', improvisação formalizada, material formalizado em tempo indefinido, material fixo usado livremente, material escrito e fixo em relação com um tempo predeterminado.
Como combinar diferentes níveis de 'liberdade', por exemplo: uma voz completamente fixa (trajectória, tempos, material), outra 'livre' (improvisação sobre material conhecido + trajectórias), uma terceira entre as duas para criar as ligações, tratando padrões livremente conhecidos e células de movimentos.
Como agir com as memórias, o espaço e a distância, com o que fica depois de um movimento ou um contacto entre dois intérpretes.
Como alcançar conteúdos dramatúrgicos através da experiência física.


VOLTAR

MUGYIONO KASIDO
de dia 19 a dia 22,
de quarta-feira
a sábado,
10H00 às 14H00
Juntamente com os participantes Mugyiono abordará as noções básicas e os movimentos da dança clássica Javanesa e da dança da máscara Javanesa. Tal como no seu trabalho coreográfico, o elo será feito com formas contemporâneas de linguagem do movimento e de dança.


VOLTAR

MEG STUART
de dia 20 a dia 25, de quinta
a terça-feira
(excepto domingo),
15H00 às 19H00
O workshop concentrar-se-á nas maneiras como as imagens (inconscientemente) afectam a forma como nos movemos. As imagens a utilizar serão recolhidas de fontes existentes (material encontrado / fotografias / os média / vida urbana), misturado com imagens que criamos para nós próprios, assim como imagens do nosso próprio corpo. Estas imagens serão integradas no trabalho a desenvolver, explorando como podem expandir a nossa imaginação e capacidades físicas. A partir destas ideias de improvisação, serão discutidas estratégias para o seu desenvolvimento em ideias coreográficas.

VOLTAR

MYRIAM GOURFINK
de dia 21 a dia 26,
de sexta
a quarta-feira
(excepto domingo),
15H00 às 19H00
Vamos explorar o peso, a lentidão e a respiração - três factores que definem os nossos 'pré-movimentos', as nossas fontes motoras mais profundas. A partir dos pré-movimentos trabalharemos os micro-movimentos e micro-mudanças de direcção, gerando assim uma quantidade considerável de gestos, considerando cada milímetro de espaço, cada pedaço do nosso corpo, a nossa pele, as nossas células.
A interacção contínua destes dados (peso, respiração, lentidão) actua como uma limpeza do corpo interior e do espaço envolvente. Este fluxo incessante faz transparecer na nossa cara e no nosso corpo uma palete variada de estados de espírito que nos atravessam, sem que sejamos capazes de os identificar. Já existem anteriormente à linguagem (ou por detrás dela?), num estado de poesia.
Esta concentração e atenção à acção física e corporal são as revoluções interiores de cada um de nós e de cada momento. Vamos seguir o seu percurso enquanto formalizamos a linguagem: uma partitura coreográfica escrita a priori. Para isso vamos recorrer a meios informáticos, nomeadamente a software de composição ambiental.

VOLTAR

ALLISON BROWN
de dia 24 a dia 26,
de segunda
a quarta-feira,
10H00 às 14H00
Um workshop de quatro dias centrado no tema do 'simples e complexo'. Vou fazer um aquecimento de cerca de uma hora com as técnicas de stressing que julgo úteis (essencialmente ballet e ioga). Será desenvolvido material que vai ser utilizado como fundo da improvisação. Técnicas de improvisação de Forsythe como fragmentação, reassignment, inversão, assim como outros métodos de improvisação serão implementados para explorar o 'simples' e o 'complexo'. As questões que coloco são: pode o complexo tornar-se simples? Quão eficaz é a complexidade e em que ponto é que se anula, e vice versa?

Allison Brown vive e trabalha em Frankfurt. Dança com o Ballet Frankfurt desde 1996. Trabalhou com Amanda Miller, Saburo Teshigawara, Twyla Tharp e New York City Ballet. Desde 1999 coreografa e apresentou peças nas noites dos 'Coreógrafos Emergentes' em 2000 e 2001. Deu aulas em Kyoto e Tokyo em 2001 e 2002. Encontra-se a preparar o seu trabalho para apresentar em 2003 na TAT em Frankfurt.

VOLTAR

THOMAS HAUERT
de dia 25 a dia 27,
de terça a
quinta-feira,
10H00 às 14H00
O foco principal deste workshop será a exploração das possibilidades de movimento do nosso corpo. Toda a articulação tem a sua amplitude de movimento e são inúmeras as combinações possíveis. O próprio corpo possui uma imensa sabedoria prática sobre a sua anatomia e a sua mecânica, as suas acções e reacções, e as suas interacções com forças externas (gravidade, força centrífuga e centrípeta, etc.) do que a nossa mente.
Ao usar tarefas de improvisação podemos utilizar esta sabedoria para criar formas, ritmos, qualidades de movimento e trajectórias que vão para além do que a nossa mente poderia inventar. À medida que a mente transfere mais responsabilidade para o corpo, está mais livre para observar, para interferir ao desafiar o corpo com direcções adicionais que o conduzirão para além dos seus hábitos e a desfrutar disso.

VOLTAR

DAVID ZAMBRANO
de dia 26 a dia 30, de quarta-feira a domingo,
15H00 às 19H00
David Zambrano desenvolveu e ensina a sua própria técnica FLYING LOW. Esta técnica centra-se na relação que o bailarino estabelece com o chão. Dançou e ensinou esta técnica em mais de 40 países na Europa, Ásia e América. As suas técnicas de ensaio são muito solicitadas por companhias de dança, festivais e escolas como Rosas/Anne Teresa de Keersmaeker, Sasha Walts and Guests, Ultima Vez/Wim Vandekeybus, P.A.R.T.S., Theaterschool Amsterdam/SNDO, Internationale Tanzwochen Wien e Movement Research/Nova Iorque. Conseguiu várias bolsas, prémios e parcerias, nomeadamente do National Endowment for the Arts, The New York Foundation for the Arts, The New York State Council for the Arts, the Jerome Foundation, The Rockefeller Foundation, e Joyce-Mertz-Gilmore Foundation.

VOLTAR

AKRAM KHAN
de dia 27 a dia 30,
de quinta-feira
a domingo,
15H00 às 19H00
Inspirado no Kathak (Dança Clássica Indiana) e nas técnicas contemporâneas do release, Akram Khan vai ensinar aos participantes uma técnica personalizada que desenvolveu através da sua formação e experiência em ambas as disciplinas. As aulas vão focalizar-se em modelos rítmicos rápidos, relação com o solo, desconstrução dos princípios do Kathak e abordagem das estruturas e dinâmicas físicas do trabalho de Akram Khan.
Deseja-se que os participantes tenham uma atitude criativa e analisem com Akram Khan vários métodos de improvisação, com vista ao desenvolvimento do seu próprio material e ideias de movimento. Os participantes deverão trazer joelheiras e roupa larga e confortável. Bases de dança: qualquer Dança Clássica Indiana, Dança Contemporânea, Ballet Clássico.

VOLTAR