Chiara Bersani
Michel – Os animais que eu sou

- 20.11 — 22.11 2025
- Espetáculos / Performances
- CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian
- M/6
Da singularidade ao coro: uma peça de dança sobre afeto, transmissão, escuta e presença.
Depois de anos a criar peças a solo, Chiara Bersani expande o seu universo coreográfico para incluir um coro de corpos não normativos. A convite da Alkantara e do CAM, que co-comissariam esta nova criação, Michel – Os animaisque eu sou nasce do desejo de transformar a exceção em coletividade; um gesto íntimo em acontecimento coral.
O “Michel” do título evoca Michel Petrucciani, aclamado pianista de jazz que tinha a mesma condição genética que Bersani. A referência não pretende destacar o seu génio artístico, mas sim convocar uma multidão: vejam, somos muitos. Em cena, três intérpretes italianas — com quem a coreógrafa colabora pela primeira vez — tornam-se “um coro de muitos Micheles, muitas pessoas brilhantes com corpos não normativos.”
Michel – Os animais que eu sou aponta para um esforço coletivo mais amplo: criar trajetórias onde artistas com deficiência possam crescer, trabalhar e ser vistos.
Ficha Artística
Conceito, coreografia e textos Chiara Bersani Produção Corpoceleste_C.C.00# Coprodução Snaporazverein (Samaden, CH) Com o apoio de Alkantara Festival e Centro de Arte Moderna, Gulbenkian (Lisboa, po) Projeto Anel do Festival Aperto / Fondazione I Teatri Reggio Emilia - Bolzano Danza / Fondazione Haydn - FOG Triennale Milano Performing Arts - Torinodanza Festival / Fondazione Teatro Stabile di Torino - Teatro Nazionale Parceiro Associado Lavanderia a Vapore / Fondazione Piemonte dal Vivo" (ITA)
Chiara Bersani é Artista Associada da Triennale Milano Teatro 2025-2027

Chiara Bersani é uma intérprete e criadora italiana ativa no campo das artes performativas, teatro de pesquisa e dança contemporânea. Como intérprete e como encenadora/coreógrafa, movimenta-se através de diferentes linguagens e visões. Os seus trabalhos, apresentados em circuitos internacionais, nascem como criações em diálogo com espaços de natureza diversa e têm principalmente como público um "vizinho" da cena. A sua pesquisa enquanto intérprete e criadora baseia-se no conceito de "Corpo Político" e na criação de práticas destinadas a treinar a...