O Espaço Alkantara, um edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, situado no bairro de Santos-o-Velho em Lisboa, concentra toda a actividade da organização e é, desde 2008, um desafio para este projecto artístico.

Acolhe diversas residências artísticas, através das quais proporciona espaço de ensaio e trabalho, assistência técnica e de produção e feedback artístico. Geralmente estruturadas em blocos de um mês, as residências garantem aos artistas um ambiente protegido, que propicia toda a liberdade para a experimentação e pesquisa. Os períodos de residência terminam com um encontro entre artista e público chamado Portas Abertas oferecendo ao público, um olhar sob os processos de criação. 

No Espaço Alkantara decorrem ainda apresentações de espectáculos de artistas portugueses e estrangeiros, encontros internacionais, workshops de dança contemporânea, debates, conferências e apresentações de livros.

Além da associação, o Espaço Alkantara acolhe ainda outras estruturas residentes – ATA, CasaBranca AC, Materiais Diversos, Sumo e Trema.